Me aposentei e continue trabalhando, como declarar no imposto de renda?

Até o dia 30 de abril, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2017, precisa declarar o imposto de renda.
Já explicamos sobre a declaração de aposentadoria anteriormente.
Valores de aposentadoria e pensões devem ser declarados no IR porque são tributados pela fonte pagadora. Mas e se o trabalhador se aposentou e continuou trabalhando, como declarar sua renda? Nesses casos, a renda da aposentadoria deve ir normalmente na parte “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica (PJ)”, assim como o salário de trabalho. Os rendimentos serão somados para o cálculo do imposto devido. Se houver alguma renda proveniente de Pessoa Física, basta preencher em "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física". Isto vale para todos os casos em que a pessoa recebe mais de um rendimento não isento, seja aposentadoria e salário, aposentadoria e pensão ou duas aposentadorias de diferentes origens.

Valores isentos

Valores isentos de aposentadoria ou pensão não devem ir na categoria “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídica”, e sim em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Estão isentos valores até R$ 1.903,98 por mês concedidos a aposentados ou pensionistas com mais de 65 anos.
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×