A perícia médica do INSS é requerimento para conseguir benefícios como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez, etc. Separamos algumas dicas para você não ter problemas na hora de passar pela perícia.
- Tenha algum documento que comprove seu comparecimento à perícia, seja uma ficha da fila de espera ou uma consulta aos sistemas informatizados do INSS que tenham data e hora.
- Leve documentos médicos, como exames e atestados atualizados, com no máximo três meses.
- Seja objetivo e claro nas perguntas que o perito lhe fizer.
- O comunicado de decisão fica disponível no dia seguinte a realização da pericia, você poderá obter o mesmo pela internet ou indo à agência do INSS.
- Se acredita que houve mau atendimento pelo perito ou se perícia foi realizada em poucos minutos (menos de 5 minutos), reclame com o Chefe da Agência, assim como com qualquer outro procedimento duvidoso que o médico possa vir a cometer.
- Saiba que pode ser concedido um benefício diferente do que estava planejando. Além do auxílio-doença, o perito poderá conceder um auxílio-acidente (quando a incapacidade for parcial e afetar sua produtividade no trabalho) ou aposentadoria por invalidez (quando a incapacidade for total por dois anos ou mais).
- Confira os salários de contribuição que constam no sistema CNIS do INSS com o objetivo de não receber valores menores do que tem direito.