Os trabalhadores autônomos que estão prestes a se aposentar ou mesmo segurados com carteira assinada que tiveram algum período como autônomo, e tem contribuições em atraso, podem quitar os valores com o INSS para conseguir um benefício maior.
Se o segurado já tem inscrição de contribuinte individual (autônomo) e fez ao menos um recolhimento, ele pode emitir a guia de pagamentos atrasados referentes aos último cinco anos no site do INSS.
Para períodos anteriores, é necessário ir a um posto do INSS. Também é necessário ir à agência aqueles que não fizeram nenhuma contribuição ou não estão inscritos. É preciso pedir a chamada retroação da data de início da contribuição.
Quando a contribuição atrasada é mais antiga, não há a obrigação de pagar. A recomendação é procurar antes um especialista.
A vantagem de pagar as contribuições em atraso é que o segurado pode completar logo os requisitos da fórmula 85/95, que garante aposentadoria integral.
- Os segurados que estão prestes a se aposentar e encontram “buracos” em seus períodos de contribuição podem regularizar a situação para ter o benefício mais rapidamente
- É preciso procurar a Previdência e assumir a dívida como órgão
- É aconselhável procurar um profissional para fazer os cálculos. Ele te auxiliará sobre o quanto deve e verá se há condições de quitar os valores atrasados
Para quem compensa pagar os valores atrasados?
- Quem está próximo de se aposentar e tem buracos na contribuição que o faria atingir um benefício mais vantajoso
- É o caso de segurados que pretendem se aposentar pelo 85/95