O Meu INSS é um portal digital destinado para os segurados. Nele é possível acessar várias informações relacionadas a benefícios do Instituto. Falamos semana passada, por exemplo, de como acompanhar o pedido de aposentadoria pela internet. Mas o MEU INSS possui outras funções

Agendar atendimento no INSS pela internet

É possível agendar atendimentos nas agências, quando é necessário ir até uma, como é o caso do pedido de auxílio reclusão, por exemplo. Para isso é necessário apenas CPF, nome e data de nascimento. 

 

Fazer Requerimentos de benefícios do INSS

É possível também requerer alguns benefícios diretamente pelo site. É o caso, por exemplo, do seguro desemprego e do salário maternidade. Nesse último caso, ao informar a data de nascimentos e as informações do registro da criança, o portal acelera a obtenção dos dados e alerta se o benefício está disponível para a utilização. Em seguida, é necessário ir a um posto de atendimento com a documentação original. Pelo meu INSS, é possível também acompanhar seus requerimentos.

 

Saber se já é possível se aposentar

A ferramenta informa se o segurado já está elegível para aposentadoria, tanto por idade quanto por tempo de contribuição. Ela calcula quanto tempo falta para poder aposentar-se, considerando inclusive a fórmula 85/95 – que será alterada a partir de 2019. Caso o Meu INSS mostre que o segurado já pode se aposentar, é preciso

Você pode fazer a simulação manualmente ou a partir do cadastro na plataforma Cidadão.br, informando nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe.

Na primeira opção, é preciso preencher nos campos a data de admissão e a data de saída de cada trabalho. Essas informações podem ser encontradas nas páginas denominadas “contrato de trabalho”, na sua carteira de trabalho. Após incluir as informações de todos os trabalhos que teve, clique em “simular”, no canto inferior direito da página. O tempo restante para sua contribuição aparecerá na tela. Você pode obter mais informações sobre o cálculo clicando em “detalhar”. Essa opção baixará automaticamente um pdf com mais detalhes sobre o cálculo.

Se realizar o cadastro no Cidadão.br, basta entrar no Meu INSS com seu login e senha do Cidadão.br e não terá que digitar data por data cada empresa por onde passou.