Saiba como acompanhar o pedido da aposentadoria na internet

Os segurados da Previdência podem consultar pela internet seu pedido de aposentadoria. A consulta é feita de forma gratuita online pelo site de serviços da Previdência, na seção MEU INSS. Por lá, o cidadão pode acompanhar seu status do pedido. Caso haja pendência na solicitação, o mesmo é chamado para uma nova análise da aposentadoria. Nas consultas é possível verificar o pedido graças ao número de benefício, que o segurado recebe ao entrar com seu pedido de aposentadoria no INSS. Por isso é de grande importância que o número recebido seja guardado para que o cidadão possa ter acesso aos dados de sua solicitação pela internet ou pelo telefone. O pedido do segurado pode estar em três situações de análise: se foi concedido, se estão sendo analisado os documentos ou se o pedido foi negado pelo Instituto Nacional da Segurada Social. Vamos te explicar as funcionalidades do MEU INSS.

Consulta status de Aposentadoria Online

Para realizar a consulta da situação do benefício pelo sistema online da Previdência Social, é preciso ter em mãos o número do benefício que foi solicitado no INSS. Independente do benefício: pedido de aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, etc, é necessário ter este número. Será necessário também ter em mãos a data de nascimento do segurado, nome e  CPF. Com tudo em mãos,  basta acessar a página de consulta. Clique no link “Consulta situação de benefício” no menu lateral esquerdo e em seguida em “Acompanhar pedido”.  Preencha os dados solicitados, digite o código de confirmação e avance para a próxima página. Se os dados estiverem corretos, o segurado será direcionado a uma página com a situação de seu pedido. Será então exibido o relatório com os dados da solicitação, com os seguintes status: Habilitado: Os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise Deferido: Os documentos foram analisados pelo INSS e o pedido de aposentadoria foi aprovado Indeferido: Os documentos foram analisados pelo INSS e o pedido não foi aprovado pela Previdência. No último caso, o segurado pode solicitar à Junta de Recursos do INSS uma nova revisão do pedido. É importante apresentar o maior número de documentos possíveis para comprovar o direito do benefício. É importante lembrar que é possível acompanhar o pedido pelo telefone 135. Nesse caso, também é necessário ter o número de benefício.
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

INSS x Aposentadoria Privada

Devido à reforma trabalhista, muitas pessoas cogitam não contribuir para a Previdência social e optam por uma aposentadoria privada. Vamos analisar as principais diferenças de

Continue lendo »
×