Os segurados da Previdência podem consultar pela internet seu pedido de aposentadoria. A consulta é feita de forma gratuita online pelo site de serviços da Previdência, na seção MEU INSS. Por lá, o cidadão pode acompanhar seu status do pedido. Caso haja pendência na solicitação, o mesmo é chamado para uma nova análise da aposentadoria.

Nas consultas é possível verificar o pedido graças ao número de benefício, que o segurado recebe ao entrar com seu pedido de aposentadoria no INSS. Por isso é de grande importância que o número recebido seja guardado para que o cidadão possa ter acesso aos dados de sua solicitação pela internet ou pelo telefone.

O pedido do segurado pode estar em três situações de análise: se foi concedido, se estão sendo analisado os documentos ou se o pedido foi negado pelo Instituto Nacional da Segurada Social. Vamos te explicar as funcionalidades do MEU INSS.

Consulta status de Aposentadoria Online

Para realizar a consulta da situação do benefício pelo sistema online da Previdência Social, é preciso ter em mãos o número do benefício que foi solicitado no INSS. Independente do benefício: pedido de aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, etc, é necessário ter este número. Será necessário também ter em mãos a data de nascimento do segurado, nome e  CPF.

Com tudo em mãos,  basta acessar a página de consulta. Clique no link “Consulta situação de benefício” no menu lateral esquerdo e em seguida em “Acompanhar pedido”. 

Preencha os dados solicitados, digite o código de confirmação e avance para a próxima página. Se os dados estiverem corretos, o segurado será direcionado a uma página com a situação de seu pedido. Será então exibido o relatório com os dados da solicitação, com os seguintes status:

Habilitado: Os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise

Deferido: Os documentos foram analisados pelo INSS e o pedido de aposentadoria foi aprovado

Indeferido: Os documentos foram analisados pelo INSS e o pedido não foi aprovado pela Previdência.

No último caso, o segurado pode solicitar à Junta de Recursos do INSS uma nova revisão do pedido. É importante apresentar o maior número de documentos possíveis para comprovar o direito do benefício.

É importante lembrar que é possível acompanhar o pedido pelo telefone 135. Nesse caso, também é necessário ter o número de benefício.