Prazo para que empresas paguem 2ª parcela do 13º salário vai até esta quinta-feira, dia 20. Cada parcela representa metade do salário que o funcionário ganha, sendo que nesta segunda são descontados o Imposto de Renda e o INSS sobre o valor integral do bônus.
O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou porcentagens. Nesse caso, deve ser feito a média anual de salários.
Quem não receber nem a primeira parcela nem a segunda parcela até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho, ou buscar orientação no sindicato de cada categoria. Saiba mais como proceder nesses casos.
Têm direito ao 13º salário todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano ou rural, avulso e doméstico, além dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) – neste último caso, o pagamento da 2ª parcela começou no dia 26 de novembro.
Sindicatos garantem recolhimento de contribuição