MEI – benefícios

Quais os benefícios de se oficializar como MEI? Já abordamos aqui como fazer seu cadastro e quais as obrigações de um micro empreendedor. Hoje vamos falar quais as vantagens de se oficializar.   Você terá um CNPJ, sem custo e sem burocracia. Exercer uma atividade sem esse registro, mesmo que o negócio não tenha um espaço físico, é ilegal. Por tanto, primeiramente a importância do MEI é estar em dia com a justiça e a receita. Além disso, por meio do MEI você tem alvará de funcionamento. O CNPJ também te possibilita:

Vender para o Governo e emitir nota fiscal

 

Contratar um funcionário, caso veja a necessidade.

 

Acesso e apoio técnico do SEBRAE.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAR) te dará apoio de diversas maneiras. Algumas das ações desenvolvidas pelo SEBRAE são: palestras e oficinas que te ensinam, por exemplo, a aumentar o lucro e reduzir prejuízos; aulas sobre conceitos de mercado, finanças e empreendedorismo; auxilia na preparação para a abertura de negócios, entre outros serviços.

 

Baixo custo mensal de tributos em valores fixos - INSS, ISS OU ICMS

O MEI tem isenção nos tributos federais, como IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS e INSS patronal. O Imposto Sobre Serviços (ISS) tem o valor simbólico de 5 reais, e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) é de 1 real. Além disso, há o percentual de 11% sobre o salário mínimo para custear o INSS.  

Simplificação de deveres contábeis e fiscais

Como falamos anteriormente, o MEI precisa apenas apresentar anualmente a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-Simei).  

Direitos e benefícios previdenciários

Para o empreendedor:

  • Aposentadoria por idade: mulher aos 60 anos e homem aos 65, observado a carência, que é tempo mínimo de contribuição de 15 anos;
  • Aposentadoria por invalidez: o MEI tem de contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, a contar do primeiro pagamento em dia.
  • Auxílio doença: o MEI tem de contribuir para a Previdência Social por no mínimo 12 meses, a contar do primeiro pagamento em dia.
  • Salário maternidade: são necessários 10 meses de contribuição, a contar do primeiro pagamento em dia.

Para a família:

  • Pensão por morte: a partir do primeiro pagamento em dia. O pagamento não poderá ocorrer após o óbito.
  • Auxílio reclusão: a partir do primeiro pagamento em dia. O pagamento não poderá ocorrer após a reclusão.
 

Obter financiamentos empresariais, participar de programas de incentivo ao desenvolvimento econômico e até participar de licitações.

 

Além disso, ser MEI passa mais confiabilidade para quem fará negócios com você! Na próxima semana vamos falar um pouco sobre o aplicativo para os MEI, lançado pelo SEBREAE, o Qipu, e suas facilidades.
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×