Imposto de renda não pode ser pago com crédito fiscal

O governo alterou as leis de compensação tributária uso de créditos fiscais para pagamento de tributos. Um artigo foi incluso na Lei nº 13.670 - que trata da reoneração da folha de pagamento de alguns setores. Ele impede empresas do lucro real, que faturam acima de R$ 78 milhões por ano, de quitarem Imposto de Renda (IR) e CSLL por meio desse instrumento.

A lei foi votada no fim de maio, em meio à greve dos caminhoneiros, sem grandes repercussões por parte de advogados ou empresários, como uma saída para amenizar as perdas que a União teria com a redução dos tributos do óleo diesel. O dispositivo acrescenta cinco incisos ao artigo 74 da Lei nº 9.430, de 1996. O mais polêmico é o que trata das empresas do lucro real que optaram pelo recolhimento de IR e CSLL por estimativa, mês a mês. Mas ainda há impedimentos para a compensação de valores que estejam pendentes de decisão administrativa. Também é vedada, para abatimento de débitos, a utilização de créditos que estejam sob procedimento fiscal e de valores de quotas de salário-família e salário-maternidade. Agora, a compensação pelas empresas do lucro real fica restrita, mas é possível usar o os créditos para o pagamento de outros tributos federais. Por exemplo, para pagar PIS e Cofins. Mesmo assim, segundo advogados, as empresas devem sentir o impacto no fluxo de caixa imediatamente. É muito provável, porém, que as contribuintes entrem no judiciário, utilizando como principal argumento é o princípio de não surpresa. Quando optou pelo recolhimento mês a mês, a empresa contava com essas compensações. A mudança de regra repentina fere o que previamente acordado. Se soubesse, o contribuinte poderia escolher, por exemplo, o imposto por trimestre, outra opção das empresas de lucro real.
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

Aposentadoria Especial: PPL

Como falamos anteriormente, dois dos documentos mais comuns para comprovar a atividade especial são: Perfil Profissional Previdenciário e o Laudo Técnico de Condições de Ambiente

Continue lendo »
×