Revisão da aposentadoria com atividade concomitante

Algumas semanas atrás falamos sobre a contribuição de trabalhadores empregados em mais de uma atividade. Hoje vamos explicar como funciona o cálculo e se é possível revisar o benefício.

Cálculo atividade concomitante

Como falamos anteriormente, os salários de contribuição do contribuinte não são somados para que seja feito o cálculo base da aposentadoria. O que acontece é: primeiro, é calculado o salário de benefício parcial da Atividade Principal e, depois da Atividade Secundária. Nesta última, acontece um grande uma grande redução, o que prejudica o segurado.  

É possível revisar?

A Turma Nacional de Uniformização (TNU) dos Juizados Especiais Federais decidiu, em 2017, que os salários-de-contribuição das atividades exercidas concomitantemente sejam somados, em casos em que o segurado cumpre os requisitos de aposentadoria em ambas atividades. Nos casos em que isso não acontece, a TNU tem o entendimento de que deve se considerar como atividade principal aquela de maior rendimento e maior tempo de contribuição, ou seja, a que renda um valor mais vantajoso.  A decisão pode servir como base para futuras ações na Justiça.   Se você se aposentou  após abril de 2003 e acha que esses critérios não foram considerados, consulte nossos especialistas. Seu caso pode pedir uma revisão que aumente seu benefício e a Previcalc está pronta para te atender.
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×