Comissão da Reforma da Previdência Recebe Mais de 140 Emendas

Com o fim do prazo para a apresentação de emendas, a comissão especial que analisa a Reforma da Previdência recebeu 146 sugestões ao texto encaminhado pelo governo. As propostas visam alterar pontos específicos ou até mesmo suprimir ou modificar a totalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata do tema.

Prazo para Entrega da Emenda

O prazo foi encerrado após o final da sessão do plenário da Câmara na noite de ontem (14). Entretanto, já há vários requerimentos de deputados pedindo a prorrogação do prazo. Isso porque, para apresentar uma emenda, são necessárias 171 assinaturas. Os parlamentares argumentam que não houve tempo hábil para conseguir o apoio dos colegas. Caso não haja prorrogação, caberá ao relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), analisar cada uma das emendas e decidir se elas serão incorporadas ao texto. Maia disse que para facilitar o trabalho irá dividir as sugestões por temas.

“E, a partir daí, começar a estabelecer uma conversa com a possibilidade de melhorar o texto”, disse.

Principais Emendas da PEC 287:

O texto da Reforma da Previdência fixa, entre outras regras, a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, com contribuição mínima de 25 anos. A maior parte das emendas tenta assegurar direitos previstos na legislação atual e que o texto encaminhado pelo governo pretende mudar. Dentre os pontos que mais receberam emendas estão:
  • Idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem;
  • Fim das aposentadorias especiais, como a de professores e pessoas com deficiência;
  • Regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Questão do não acúmulo de aposentadorias;
  • Alterações para a concessão da aposentadoria rural.
De acordo com Maia, “o governo acredita muito na proposta que mandou". No entanto, como relator, ele avalia que a aprovação na comissão será mais simples, uma vez que caberá ao plenário a palavra final sobre o texto, em duas votações.  “Estamos nessa fase de fazer uma análise das emendas que estão aí. Mas vamos trabalhar com o pensamento médio do plenário da Câmara. É muito mais simples aprovar esse texto na comissão do que aprovar no âmbito do plenário. É lá que as coisas vão se decidir”, afirmou. Edição: Amanda Cieglinski Iolando Lourenço e Luciano Nascimento - Repórteres da Agência Brasil Veja também: Mudanças na Proposta de Reforma da Previdência Social
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×