Aposentadoria Mista

Com a Lei 11.718/2008, que deu nova redação ao art. 48 da Lei 8.213/91, foi incluído o benefício da aposentadoria rural “híbrida” ou “mista”. Dessa maneira, o período de contribuição do segurado como trabalhador urbano é somado ao período de contribuição rural, ajudando assim a alcançar os requisitos para pedir o benefício. O tempo de carência, ou seja, de contribuição, deve atingir os 15 anos ao somaram-se o tempo de contribuição urbana e rural. A idade mínima é 60 anos para mulheres e aos 65 anos para homens, enquanto a idade da aposentadoria rural “normal” é de 55 anos para mulheres e aos 60 anos para homens. O cálculo da aposentadoria mista obedece a regra do art. 29, II, da Lei 8.213/91 que considera 80% dos maiores salários de contribuição. Para o período como segurado rural, quando não há contribuição, será considerado o salário mínimo.

Como requerer a aposentadoria mista:

Para se aplicar à aposentadoria mista,o pedido deverá ser agendado como "Aposentadoria por Idade Rural". No dia do atendimento na agência, é necessário preencher um um requerimento administrativo informando que o benefício pretendido é a aposentadoria híbrida, previsto no § 3º, do art. 48, da Lei 8.213/91. Quer saber mais? Entre em contato com a Previcalc!  
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

LOAS – CadÚnico

Desde o Decreto nº 8.805/2016, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico para ter direito aos benefícios

Continue lendo »
×