Desde setembro do ano passado o INSS está testando a
concessão automática da aposentadoria para os segurados que preenchem os requisitos da aposentadoria por idade.
O segurado cadastrado no MEU INSS é notificado por carta e por e-mail ao atingir as condições necessárias para a aposentadoria. Ele precisa então confirmar o interesse na aposentadoria pelo próprio portal ou pelo telefone 135. Posteriormente, ele recebe todas as informações do INSS, inclusive valor do benefício.
A ideia dessa automatização é agilizar o processo da aposentadoria, mas é importante tomar alguns cuidados.
Nesses casos, depois de confirmar o interesse na aposentadoria, o segurado recebe os documentos com os cálculos para o salário de benefício. Neles consta tudo que foi considerado para chegar ao valor.
É importante observar atentamente se todas as contribuições foram consideradas. Casos comuns de aposentadoria dificilmente apresentarão erros nos cálculos. Porém, quem trabalhou em atividades concomitantes ou em atividades insalubres e de risco, por
exemplo, deve prestar atenção para ver se tais particularidades foram consideradas. Isso porque, se não consideradas, elas podem alterar negativamente o valor da aposentadoria.
A automatização pode sim ser vantajosa, facilitando o processo para ambas partes, trabalhador e INSS, mas é importante checar com cuidado os valores para não ser lesado. Se achar necessário, é uma boa ideia inclusive contar com ajuda profissional para conferir os cálculos.