O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou dentro da plataforma Meu INSS uma nova ferramenta que mostra para o cidadão se ele já está apto a se aposentar, seja por idade, seja por tempo de contribuição. O lançamento ocorreu dois dias depois da suspensão da tramitação da reforma da Previdência no Congresso.
A plataforma Meu INSS permite que você acesse e acompanhe informações sobre seu histórico de trabalho: contribuições previdenciárias, períodos contribuídos, empregadores, etc. O objetivo é evitar o excesso de burocracia e permitir que o cidadão acompanhe seus dados e pedidos.
A nova ferramenta busca no sistema informações do trabalhador e assim calcula se a pessoa já pode pedir a aposentadoria. Caso o cidadão já esteja apto, é necessário entrar em contato com o INSS para confirmar o requerimento do benefício.
A Previcalc realiza também a simulação de aposentadoria, analisando o que falta para alcançar os requisitos básicos. E mais importante, qual momento seria mais vantajoso para o trabalhador se aposentar, fazendo um dos seguintes cálculos:
Cálculo de Concessão de Benefício:
Para quem já completou o tempo mínimo necessário, calcula-se qual seria a renda ao requer o benefício em data atual.
Cálculo de Simulação Futura:
Para aquele segurado que ainda não completou o tempo mínimo necessário, calcula-se a renda mensal inicial no momento em que ele preencherá os requisitos mínimos para se aposentar.Assim, a Previcalc auxilia o planejamento de contribuições futuras, de forma a melhorar ao máximo o valor a ser concedido..
Para saber mais sobre a simulação de aposentadoria, acesse o link: Simulação de Aposentadoria