Para saber se o valor da sua aposentadoria está correto o primeiro passo é saber como é feito o cálculo. Em casos de aposentadoria por tempo de contribuição, a previdência faz uma média dos 80% maiores salários e aplica o fator previdenciário (gerado através de uma fórmula que considera o tempo de contribuição, a idade do trabalhador na hora da aposentadoria e sua expectativa de vida).
Você pode conferir com detalhes o histórico de contribuição e os cálculos na sua carta de concessão de aposentadoria, enviada pelo INSS. Caso ela não chegue pelos Correios, é possível acessar o documento no site www.mtps.gov.br.
Veja se todos os períodos de trabalho e salários da época entraram no cálculo do INSS e se essa média foi multiplicada pelo fator previdenciário correto. Confira na tabela os valores aproximados. (No caso de mulheres, é preciso adicionar 5 ao tempo de contribuição - se contribuiu por 30 anos, procure na tabela como 35): clique aqui para acessar a tabela.
O fator previdenciário é usado para evitar a aposentadoria precoce, grande parte das vezes o número acaba diminuindo a média dos salários, mas em alguns casos pode sim aumentar o valor. Porém, aqueles para quem o fator diminui a média tem a alternativa de usar a fórmula 85/95: mulheres cuja a soma do tempo contribuído e a idade for 85, e homens cuja a soma for 95, tem direito a receber aposentadoria integral. Por exemplo: uma mulher com 55 anos que contribuiu por 33 anos.
Profissionais especializados podem te ajudar e te dar mais segurança na hora de calcular e de pedir uma revisão que seja mais vantajosa para você. Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo telefone ou pelo chat do site.
Aposentadoria por tempo de contribuição aos 50 anos pode gerar grande redução na renda mensal