REGRA DE TRANSIÇÃO POR IDADE PROGRESSIVA.

A Regra de Transição da Idade Progressiva foi elaborada para os casos em que os segurados estavam perto de se aposentar na Aposentadoria por Pontos, quando veio a Reforma e assim sendo, não conseguiram a aposentadoria. Ela tem por regra, ser mais benéfica ao segurado, pois apesar de ter uma idade mínima, ela tem o mesmo tempo de contribuição da Regra de Transição por pontos.

Logo, para o segurado ter direito a esta regra de transição, ele precisa estar filiado à Previdência Social, ou seja, contribuindo ao INSS, desde antes da Reforma e ter uma idade mínima (61 anos –homem e 56 anos – mulher), e um tempo mínimo de contribuição (35 anos- homem e 30 anos-mulher), já no ano de 2019, para que com o passar dos anos e a idade aumentando, o segurado consiga atingir a idade necessária para a concessão da Aposentadoria após Reforma.

Para ficar um pouco mais claro, vejamos a tabela abaixo. Percebam que no ano de 2019, a mulher precisava ter 56 anos de idade e 30 anos de contribuição, para conseguir a aposentadoria, de acordo com essa regra de transição. Já em 2023, a segurada que ainda não se aposentou e pretende se aposentar por essa regra de transição, deverá ter, no mínimo, 58 anos de idade e, no mínimo, 30 anos de contribuição.

Pareceu confuso? Fique tranquilo! Vamos lhe ajudar! Clique aqui!

CÁLCULO DA REGRA DE TRANSIÇÃO POR IDADE PROGRESSIVA

O valor da aposentadoria na Regra de Transição da Idade Progressiva seguirá o novo cálculo estabelecido pela Reforma da Previdência.

Assim, o valor da aposentadoria será calculado da seguinte maneira:

Será feita a média de todos os seus salários de contribuição desde julho de 1994 até a data de entrada do pedido da aposentadoria. (DER). Desta média, o segurado receberá 60% + 2% ao ano que ultrapassar 20 anos de contribuição (homens) ou que ultrapassar 15 anos de contribuição (mulheres).

Ficou com dúvida? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Tags :
Notícias

Fale com nossa equipe de especialistas

Esclareça todas suas dúvidas relacionadas à aposentadoria com um especialista no WhatsApp.

Categorias

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×