Pesquisa feita pelo Serviço de Prote e ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que oito em cada dez brasileiros (78%) admitem que não estão se preparando para a hora de se aposentar. A estimativa levantada pelo SPC Brasil é de que cerca de 104,7 milhões de adultos acima de 18 anos ainda não aposentados não se preparam para esta fase da vida.
Enquanto isso, quem está mais próximo da aposentadoria, por exemplo, aqueles que pensam em se aposentar nos próximos 10 anos, tem preocupações com mudanças e o valor da aposentadoria. Por isso, a maioria não pensa em parar de trabalhar, para poder complementar a aposentadoria. A pesquisa mostrou que 60% dos brasileiros buscam uma carreira após se aposentar. Porém, eles buscam uma opção que tenha mais flexibilidade de horário, para que possam aproveitar o tempo de folga, viajar e curtir a família.
Trabalhar após a aposentadoria é possível. Exceto em casos de aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e de servidores públicos estatutários.
No caso de aposentadoria especial, desde que bem documento, o trabalhador pode continuar trabalhando em alguns casos. Muita gente que se aposenta em atividade de risco, depois do início do benefício, diminui o ritmo de trabalho e não expõe mais a saúde ou a integridade física ao risco.
CNJ e INSS Trabalham Para Evitar Que Cidadão Tenha de Se Socorrer na Justiça