Cálculo em fase de cumprimento de sentença

Durante o cumprimento de sentença é quando os valores devidos são de fato estabelecidos. O juiz já julgou o mérito, mas existem várias situações contábeis quedevem ser analisadas no momento da execução, que interferem em muito nos valores apresentados. No momento da execução de sentença era facultada a parte a apresentar os cálculos. Agora, O NCPC nos revela que essa obrigação é do Exequente, assim como apresentar:
  • O nome completo e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do exequente;
  • O índice de correção monetária adotado;
  •  Os juros aplicados e as respectivas taxas;
  • O termo inicial e o termo final dos juros e da correção monetária utilizados;
  • A periodicidade da capitalização dos juros, se for o caso;
  • A especificação dos eventuais descontos obrigatórios realizados.
Mesmo sendo responsabilidade da parte autora a apresentação dos cálculos, o INSS ainda pode apresentar a execução invertida.

Execução invertida

No antigo CPC, após o trânsito em julgado da decisão, o juiz intimava o INSS para apresentar os cálculos. Na maioria dos casos as partes aceitavam estes valores apresentados, esse sistema acabou por ser denominado de “Execução Invertida.” Como o INSS é a parte devedora do processo, sempre que puder ele apresentará cálculos que resultam em valores menores. Muitas vezes, o Instituto não apresenta os cálculos, tendo em vista que não é obrigação da parte ré de o fazer. Por isso, quando a parte apresenta os cálculos no momento do Cumprimento de Sentença novo CPC, o INSS é intimado a se manifestar. Havendo concordância ou inércia por parte da autarquia, o juiz determinará a expedição do Precatório/RPV, conforme artigo 535. Caso o INSS faça a impugnação dos cálculos apresentados, deverá apresentar o valor que acha correto.  
Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×