A REVISÃO DA VIDA TODA E A SUA LINHA DO TEMPO

  • Dezembro/2022: o Supremo Tribunal Federal (STF) , num placar de 6 votos a 5, já decidiu a favor da tese da Revisão da Vida Toda. Nesta decisão a determinação é que os segurados possam escolher a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria pelo INSS.
  • Fevereiro/2023: Sem o trânsito em julgado da decisão ocorrida em dezembro de 2022, INSS apresentou ao STF um pedido de suspensão de todos os processos de aposentadoria ligados à chamada Revisão da Vida Toda, até que a questão fosse encerrada.
  • Fevereiro/2023: Alexandre de Moraes, ministro do STF e relator da tese da Revisão da Vida Toda, determinou ao INSS que apresentasse, em até dez dias, um planejamento de quanto tempo a Autarquia Federal precisaria para efetivar os pagamentos da chamada Revisão da Vida Toda.
  • Abril/2023: acórdão da Revisão da Vida Toda do INSS publicado, STF garante a correção no benefício aos aposentados e pensionistas que entrarem ou já entraram com a ação, desde que preenchidos os requisitos.
  • Maio/2023: a AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu da decisão do Supremo. O órgão entrou com um recurso, chamado de Embargos de Declaração, para esclarecer pontos da tese definida pela Corte, a fim de dar mais segurança jurídica aos pagamentos.
  • Julho/2023: o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do trâmite de todos os processos que tratam do tema da Revisão da Vida  Toda, até a publicação da ata de julgamento dos embargos de declaração, entre os dias 11 e 21 de agosto, no plenário virtual.
  • Novembro/2023 : o ministro Cristiano Zanin devolve o processo da Revisão da Vida Toda, após 90 dias, ao Supremo e nova pauta de julgamento é agendada para acontecer no período de 24/11/2023 a 01/12/23, em plenário virtual. Dois ministros já votaram, sendo eles Alexandre de Moraes e Rosa Weber, está votou antes do ingresso de sua aposentadoria. Agora restam 9 votos para que seja encerrada essa novela! Assim acreditamos!

OBS.: É recomendado que os segurados procurem especialistas para fazer um cálculo específico e individual.

Tags :
Notícias

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×