Seguro-desemprego solicitado durante MP 665 deve seguir requisitos previstos na norma

Foi decidido, por maioria da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), que solicitações de seguro-desemprego durante o período de vigência da Medida Provisória (MP) nº 665, de 2014, devem seguir o requisito de 18 meses de trabalho, nos últimos 24 meses.

Tal decisão aconteceu devido ao pedido de uniformização de uma trabalhadora contra a Turma Recursal de Santa Catarina. No caso, a requerinte pedia que fosse aplicado o texto da Lei nº 13.134/2015 que reduziu a exigência da prestação de trabalho para 12 meses dentro do período de 18 meses. A trabalhadora apresentou como precedente paradigma julgado pela Turma Recursal de São Paulo, em que a Lei foi aplicada para demissões ocorridas no prazo de vigência da Medida Provisória.

O juiz federal José Francisco Andreotti Spizzirri reconheceu a divergência mas negou o pedido. “Ocorrendo a demissão e o pedido de seguro-desemprego durante a vigência da medida provisória, esta deve ser a norma aplicável. Do ponto de vista técnico, não se pode cogitar da aplicação da lei de conversão a momento pretérito, pois tal configuraria nítida incidência retroativa da lei sem respaldo normativo”.

Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

Aposentadoria para dona de casa

Existe aposentadoria para quem trabalha exclusivamente com afazeres domésticos, tanto homens como mulheres. Para isso, é necessário fazer uma contribuição facultativa para a Previdência. O

Continue lendo »
×