O cadastro no PIS (Programa de Integração Social) é necessário para obter o número de identificação Social (NIS).
O PIS é um programa governamental criado em 1980 que atende a funcionários de empresas privadas. O objetivo é incentivar e motivar o trabalhador através de diversos pontos que garantem seus direitos e oferecem estabilidade e benefícios, por exemplo, o abono salarial.
Para se cadastrar é necessário ir a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto. O cadastro no programa de Integração Social leva apenas alguns minutos e, com o número em mãos, você já pode agendar para fazer sua carteira de trabalho.
Pela internet
É possível se cadastrar também pela internet pelo portal do DATAPREV. Acesse a opção ” inscrição” e clique na opção filiado.
Depois de preencher todos os dados solicitados, você receberá o número do seu PIS.
Pelo empregador
Em alguns casos o cadastro é feito pelo próprio empregador. O empregador pode fazer de todos os funcionários coletivamente ou individualmente.
Através do sistema Conectividade Social, é possível fazer o cadastro coletivo e o individual, porém para o último é necessário permissão da agência da Caixa. Nele também se consegue acompanhar o FGTS, depósitos recursal, consultar CRF, entre outros serviços.
Os servidores públicos são atendidos pelo Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) que funciona de forma semelhante ao PIS.