Averbação de tempo rural

Quem exerceu atividade rural em algum momento, mesmo que em regime de economia familiar, pode usar o tempo para contribuição do INSS. Inclusive, a atividade rural pode ser somada ao tempo de trabalho urbano para o preenchimento da carência de 180 meses, obrigatória para os trabalhadores urbanos. Além de usar esse tempo para ajudar a contribuir o tempo necessário para se aposentar, é possível ter revisão do seu benefício.

Alguns exemplos:

O aposentado urbano por idade, com data de concessão posterior a Lei 11.718/08, que não tenha computado os períodos laborados no âmbito rural na concessão, pode ter a revisão do benefício previdenciário, convertendo a aposentadoria por idade em aposentadoria híbrida ou mista. Outro caso: revisão da aposentadoria por idade urbana, somando o tempo exercido de atividade rural - para quem exerceu antes de 1991 (Lei 8.213/91). Nesse caso, o tempo adicionado serve para majoração de tempo e de coeficiente, mas não existe conversão da aposentadoria. Nesta revisão, é necessário fazer os recolhimentos em atraso. Não existe uma revisão “ideal’. O que existe é uma revisão mais adequada a cada segurado. Por isso, é recomendável ter a a ajuda de um especialista que vai guiar se vale a pena pedir a revisão e qual  maneira trará melhor resultado.

Aqui na Previcalc estamos disponíveis para te ajudar com seus cálculos!

Tags :
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nossa equipe de especialistas

Esclareça todas suas dúvidas relacionadas à aposentadoria com um especialista no WhatsApp.

Categorias

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

Aposentadoria para dona de casa

Existe aposentadoria para quem trabalha exclusivamente com afazeres domésticos, tanto homens como mulheres. Para isso, é necessário fazer uma contribuição facultativa para a Previdência. O

Continue lendo »
×