PROPOSTA DE ACORDO DO INSS AO STF- REVISÃO DA VIDA TODA

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, CARLOS LUPI, QUER ACORDAR COM STF O PAGAMENTO DA REVISÃO DA VIDA TODA

Em dezembro de 2022, os ministros do STF aprovaram a Revisão da Vida Toda, a qual inclui no cálculo das aposentadorias, auxílios e pensões as contribuições anteriores a julho de 1994, beneficiando quem tinha contribuições com valores maiores antes deste período.

Diante da quantidade de ações tramitando na Justiça , com essa tese, Lupi, através da AGU (advocacia Geral da União), órgão que representa o INSS na Justiça, pede prazo ao Ministro Alexandre de Moraes, para apresentar ao STF um programa de pagamento aos aposentados que têm direito à Revisão da Vida Toda, para pagar os valores administrativamente e de forma progressiva.

O Supremo concedeu prazo de 10 (dez) dias para apresentação deste programa.

Segundo o Ministro, a ideia é pagar os valores de forma progressiva, por lotes, em um calendário pré-programado, pois uma vez decidido judicialmente a questão, se faz necessário o cumprimento. E não cabe protelar ainda mais essa questão, tendo em vista que muitos aposentados podem morrer sem conseguir receber o que lhe é de direito.

Contudo, na data de 28/03/23, a AGU se manifestou alegando não ter sido possível apresentar o programa, diante do fato de que o STF não publicou o acórdão, transitando em julgado a decisão, ficando assim inviável quantificar os aposentados com direito e os valores devidos e corrigidos monetariamente. Portanto agora, restando aos aposentados continuar aguardando os próximos acontecimentos.

VENHA! FALE CONOSCO! FICAREMOS FELIZES EM AJUDÁ-LO!

Tags :
Notícias

Você precisa planejar, revisar ou realizar cálculos periciais para aposentadoria?

Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar você.

Outras Notícias

Disponibilizamos gratuitamente para você as principais notícias sobre Direito Previdenciário. Veja alguns destaques:

×